Kratom

 

·         A kratom é uma planta que é utilizada como droga recreacional devido aos seus efeitos narcóticos.

 

·         É essencialmente um estimulante e pode provocar sensações de euforia, dependendo de pessoa para pessoa e das condições em que é tomada, pois alguns utilizadores relatam a sua experiência com esta droga legal com um efeito relaxante e analgésico. Outros reportam sensações de euforia e energia suficiente para funcionarem normalmente.

 

·         Contém um número de componentes activos, os chamados alcalóides, dos quais se crê que seja a mitragina a responsável pela maioria dos seus efeitos. A mitragina é um agonista opiáceo, o que significa que tem uma afinidade com os receptores opioides do cérebro.

 

·         No este da Ásia a kratom era frequentemente utilizada como substituto para o ópio, na falta deste, ou para moderar a dependência causada pelo mesmo. A mitragina era usada para desabituar gradualmente os utilizadores de narcóticos.

 

·         Há quem reporte dores de cabeça e náuseas após o uso da planta, as quais desaparecem pouco tempo depois. Conhecem-se alguns efeitos negativos eventuais ao uso da kratom, especialmente após um longo período de consumo regular.